sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Cristal é a melhor empresa para você trabalhar no setor.

Após quatro meses de pesquisas, entrevistas e coleta de informações com cerca de 500 companhia sediadas no país, a Cristal Pigmentos do Brasil foi escolhida pelo Guia Você S/A – “As melhores empresas para você trabalhar” como vencedora na categoria “Empresa Química e Petroquímica”, em 2013.

As duas empresas do Grupo Cristal no Brasil estão listadas entre as melhores 150 do guia Você S/A. Além da Cristal Pigmentos, com fábrica na Bahia e escritório comercial em São Paulo, o guia inclui também a Cristal Paraíba, como a quarta melhor do setor de Mineração.

O anúncio aconteceu no último dia 09 de setembro, em São Paulo, na festa de premiação organizada pela Editora Abril, quando o diretor industrial da empresa no País, Ronaldo Alcantara, recebeu o troféu.

A nota final da empresa na edição 2013 da pesquisa, formada pela média da opinião dos funcionários e dos itens que a empresa oferece, foi de 86,3%, colocando-a não só como a melhor do setor Químico e Petroquímico, mas também entre as 10 melhores empresas de todo o país para se trabalhar.

O Guia Você S/A – “As melhores empresas para você trabalhar” lista 150 empresas com sede no Brasil e trata-se do único levantamento desse tipo, em todo o mundo, com apuração de informações dessa magnitude. Em 2012, por exemplo, foram visitadas 102 cidades, de 17 estados, além do Distrito Federal, conversando com cerca de 5 mil funcionários.

Além da amplitude da base de dados analisada, a importância do prêmio está no fato de ser a única pesquisa do gênero que vai além da análise de questionários e realiza pesquisas de campo, ouvindo in loco a opinião dos funcionários. E foi exatamente neste quesito que a Cristal Pigmentos se destacou, com a quarta melhor nota (93,8%) de todo o Guia no Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT), conferida pelos funcionários.

Na Cristal Pigmentos, além dos dados qualitativos que a fizeram ser escolhida a melhor do setor Químico e Petroquímico, chamou a atenção o engajamento voluntário dos empregados que atingiram um índice de 95,3% de questionários respondidos.

Uma empresa madura em sua forma de atuar

Desde que a operação brasileira foi comprada por um grupo internacional, em 1998, a empresa elevou seus padrões de governança corporativa e passou a adotar práticas de gestão já em funcionamento em diversas partes do mundo. Mesmo com a mudança de controladoras, os modelos corporativos se mantiveram sólidos e foram reorganizados ao longo dos últimos dez anos, o que fortaleceu um “modo de ser e fazer” particular da empresa.

E esse “modo de ser e de fazer” da empresa foi sendo disseminado na equipe. Assim, a empresa ganhou, internamente, um clima de confiabilidade entre os empregados. “Todos passaram a saber e a confiar que as coisas na Cristal funcionam ‘desse jeito’, lembra o executivo.

Mas não adianta apenas que os empregados saibam como é feito. É preciso que eles tenham a sua parcela de envolvimento no processo. Na Cristal, o processo colaborativo é outro item que é estimulado entre os empregados. “Acreditamos que o processo é justo quando ele tem a participação planejada dos empregados: assim eles entendem o resultado, mesmo que esse resultado não seja aquele que eles desejavam”, comenta Alcantara.

Essa cultura do processo justo também estimula o amadurecimento da empresa. Uma empresa é madura quando suas equipes não precisam de supervisão, todos se esforçam para buscar o melhor resultado, sabem o modo de agir da empresa, o que se espera do profissional, como a cadeia interna reage e como os grupos colaboram entre si. Isso, em última instância, é causa e consequência do ciclo de hierarquias flexíveis e do processo justo e participativo.

Outra razão para o sucesso da empresa no Guia Você S/A é a importância dado ao relacionamento com as equipes que trabalham em regime de turno, e que representam a maioria dos empregados no Brasil.

“Ambientes que funcionam em turnos contínuos, com revezamento de 24 horas, são ainda mais complexos para gerenciar. Em cerca de 75% do tempo as nossas unidades produtivas estão nas mãos das equipes que trabalham em regime de turno na manufatura. Então precisam ser acessadas com a mesma intensidade daqueles que trabalham no horário administrativo. Ou seja, nosso programa de relacionamento com empregados deve ser amplo, permear todas as áreas de forma equilibrada”, explica o diretor.

Gestão de Pessoas: um olhar além da dimensão profissional

Metas, performance, processos, produtividade, segurança, meio ambiente. Todas essas palavras são familiares a quem conhece e trabalha num ambiente industrial. O cuidado em fazer com que as coisas saiam da forma esperada, muitas vezes pode esconder um relaxamento no tratamento dados às pessoas que conduzem o processo industrial.

Na Cristal, esse cuidado com as pessoas, para além da dimensão profissional, vem sendo cultivado de forma mais intensa nos últimos 10 anos. Para isso, a empresa investe num ideal de produtividade com equilíbrio da vida pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bombas Centrífugas

Concepção Básicas Com uma simples definição, pode dizer que uma bombas centrifugas trata-se de Máquinas Hidráulicas Operatrizes, ist...