sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

COMPANHIA SIDERÚRGICA DO PECÉM - CSP

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) é uma parceria entre a empresa brasileira Vale e as coreanas Dongkuk e Posco; e será a primeira usina siderúrgica integrada da região Nordeste. O equipamento está sendo construído no CIPP, mais precisamente na rodovia CE-422, Km 11, no distrito de Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

A CSP tem como objetivo impulsionar o crescimento econômico do Ceará para um novo patamar de desenvolvimento, permitindo maior competitividade do Estado no Brasil e no Exterior. A instalação da siderúrgica também promoverá aumento da arrecadação de impostos e tributos que geram ampliação e melhoria nas ofertas de serviço público, como educação, transporte, saúde, saneamento básico, cultura e lazer.

Quando em funcionamento, a CSP trará aumento de 48% no PIB industrial no Estado. Na primeira fase, serão 3 milhões de toneladas de placas de aço fabricadas por ano, mas com infraestrutura adequada para ter essa quantidade dobrada. A previsão é que a usina entre em operação em setembro de 2015.

Serão gerados 23 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de construção da usina. Durante a operação, serão 14 mil. A prioridade é utilizar o máximo de mão de obra local, de forma a contribuir para o crescimento e o desenvolvimento da região. A obra tem o investimento total previsto em US$ 5,1 bilhões, o que equivale a mais de 10 bilhões de reais.

As questões ambientais serão prioridade. Cerca de 25% dos investimentos serão aplicados em equipamentos modernos e de alta eficiência para controle e monitoramento das emissões atmosféricas, descarte de efluentes e gerenciamento de resíduos.

A IMPORTÂNCIA DE UMA SIDERÚRGICA

O aço está presente no nosso dia a dia, pois é matéria-prima na construção de pontes e edifícios, na fabricação de eletroeletrônicos, peças para carros, trens, caminhões e até de brinquedos, embalagens, acessórios para casa, equipamentos hospitalares e ferramentas de trabalho.

Antes de ganhar forma, estes equipamentos, materiais e produtos passam por um processo industrial, que transforma o minério de ferro encontrado na natureza em aço. Esta indústria da transformação é chamada de siderurgia.

Por isso, as siderúrgicas são tão importantes para o processo de desenvolvimento da sociedade, para o aprimoramento tecnológico, para o incremento da cadeia produtiva e para a atração de novos investimentos.
ACIONISTAS

Vale (www.vale.com)
Dongkuk Steel

Posco (www.posco.com)

ENDEREÇOS E CONTATOS:

CSP
Rodovia CE 422, Km 11,5, Pecém, São Gonçalo do Amarante - CEP 62670-000.

Escritório em Fortaleza
Av. Dom Luís, 807, 9º andar - Ed.Etevaldo Nogueira, Meireles, Fortaleza –CEP: 60160-230.
Fones: (85) 3033-3800 ou (21) 3033-3899

RAIO X DA SIDERÚRGICA

Localização: instalado no distrito de Pecém, no município São Gonçalo do Amarante.
Distância de Fortaleza: 53 km.
Principais Vias de Acesso: BR-222, CE-085 e CE-422
Área total: 989 hectares.
Investimento estimado – 1ª fase: US$ 5,1 bilhões
Capacidade de produção: 3 milhões de toneladas de aço/ano
Empregos na construção: 15 mil diretos e 8 mil indiretos
Volume de concreto: 315 mil metros cúbicos (m³)
Previsão de Operação: 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bombas Centrífugas

Concepção Básicas Com uma simples definição, pode dizer que uma bombas centrifugas trata-se de Máquinas Hidráulicas Operatrizes, ist...